Disca de Especialista

Dica de Especialista

31 Jul

Home office: você sabe qual é a melhor postura para ficar sentado na frente do computador?

Ficar sentado por muitas horas pode acarretar dores nas costas e o desenvolvimento de doenças como a hipercifose, conhecida popularmente como corcunda.

Por conta da pandemia da COVID-19, muitas instituições públicas e privadas adotaram o home office para seus colaboradores. Essa medida, no entanto, trouxe uma preocupação nova, pois nem sempre é possível ter o mesmo espaço adequado de escritório em casa. Atento a essa problemática, o médico ortopedista da Clínica Intermed, Aires Ferreira, selecionou algumas dicas de como se posicionar corretamente na cadeira para evitar lesões na coluna e no corpo. 

“Ficar sentado por muitas horas pode acarretar dores nas costas e o desenvolvimento de doenças como a hipercifose, conhecida popularmente como corcunda. A primeira dica que dou é que ao sentar-se para trabalhar, não cruze as pernas e deixe-as ligeiramente afastadas e com os pés bem apoiados no chão. É importante que a altura da cadeira seja a mesma distância entre seu joelho e o chão”, explicou o médico.

Com relação a posição das costas, Aires disse que se deve manter a curvatura normal da coluna. “A lordose deve existir mesmo sentado e, ao ser observada lateralmente, a coluna deverá formar um suave “S”. Os ombros devem ficar levemente posicionados para trás, os braços pendidos ao longo do corpo e os antebraços apoiados na mesa de trabalho”, disse.

Na hora de ficar na frente do computador é importante olhar para o centro da tela e manter o queixo paralelo ao chão. “Evite ao máximo baixar a cabeça para ler ou escrever no computador. Se necessário utilize algum objeto que deixe a tela do computador na altura dos olhos. Quando mantemos a boa postura há uma distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais e os ligamentos, assim como os músculos, trabalham harmoniosamente, evitando um desgaste de todas as estruturas que sustentam a coluna”, finalizou.


+ Notícias