Disca de Especialista

Dica de Especialista

22 Dez

Prevenção em saúde: especialista explica como reduzir riscos de adquirir doença

Essas medidas visam a proteção, a prevenção, a recuperação e evitam danos à saúde, consequentemente uma promoção de saúde de qualidade para que a população não adoeça.

A prevenção em saúde tem como foco principal a redução dos riscos de doenças. Para isso, os programas desenvolvidos por instituições de saúde possuem enfoque em atividades voltadas para o estímulo à atividade física, alimentação saudável e prevenção de tabagismo e doenças como câncer, doenças sexualmente transmissíveis, osteoporose, hipertensão, diabetes e obesidade.

De acordo com a médica clínico-geral da Intermed, Maria do Rosário de Fátima, essas medidas visam a proteção, a prevenção, a recuperação e evitam danos à saúde, consequentemente uma promoção de saúde de qualidade para que a população não adoeça.  

“Falando sobre prevenção em saúde que tem como objetivo a redução do risco de se adquirir uma doença, embasado nesse conceito temos como exemplos, a vacinação, a eliminação de focos de vetores de doenças, distribuição de preservativos, exame pré-natal, fluoretação da água, quimioprofilaxia, adoção de medidas ergonômicas e ginástica laboral no ambiente de trabalho, campanhas educativas (setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul) etc.”, explicou a médica.

 


+ Notícias